quinta-feira , 4 dezembro 2025

Vacinação de Alta Qualidade em São Martinho, Mata da Cruz, Novo Jockey e Morangaba

Proteger a população contra várias doenças preveníveis por vacinas. Esse é o objetivo das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ), estratégia que vem sendo desenvolvida desde o último dia 8, em Campos. E, para a próxima semana, o cronograma contempla mais quatro bairros. Nesta segunda-feira (29), a imunização acontece na Unidade Básica de Saúde de São Martinho. Na terça-feira (30), será na Unidade Básica de Saúde de Mata da Cruz, e na quarta-feira (31), na Escola Municipal Sebastião Ribeiro de Deus no Novo Jockey e na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) de Morangaba. Em todos os locais o atendimento será das 9h às 16h.
O plano AVAQ consiste na atualização da caderneta vacinal de crianças a partir dos 2 anos de vida, adolescentes, adultos e idosos com os imunizantes do calendário de rotina, preconizados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). São mais de 10 imunizantes disponíveis para aplicação, inclusive o retorno da aplicação da varicela. Também terá a vacina Influenza, que previne contra a gripe, que é aplicada para todas as pessoas acima dos 6 meses.
A vacina que protege contra a Covid-19 será aplicada para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira dose deve ser feita aos seis meses, a segunda dose aos sete meses e a terceira dose aos nove meses.
“Para estarem protegidas contra a Covid-19 é preciso que as crianças tenham tomado as três doses da vacina. Por isso, reforçamos aos pais e responsáveis legais para levarem as crianças para completarem o esquema vacinal”, ressalta a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Amanda Carvalho.
Também terá vacina contra a Covid-19 para os grupos prioritários, cujo intervalo entre as doses será de seis meses para indivíduos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos, gestantes e puérperas. Para os demais públicos, o intervalo será anual: pessoas que vivem ou trabalham em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e população em situação de rua.
Desde que a estratégia AVAQ foi iniciada em Campos, já foram aplicadas 1.228 doses dos imunizantes disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Na primeira semana foram aplicadas 546 doses dos imunizantes e na segunda semana 415 doses. Já na terceira semana, até o dia 25 foram administradas 267 doses.
Fonte: Prefeitura de Campos