O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) atualizou, durante coletiva de imprensa na tarde deste domingo, o balanço parcial das ocorrências no dia de votação. Ao todo, 266 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas em todo o estado, número que, segundo o TRE, não comprometeu o andamento do processo eleitoral.
O tribunal também registrou 24 ocorrências de crimes eleitorais que resultaram no encaminhamento de pessoas para delegacias. Dentre os registros, 12 foram motivados por prática de boca-de-urna, 4 por propaganda eleitoral irregular, 3 por compra de votos e 2 por desobediência a ordens das autoridades eleitorais. Outras 3 ocorrências foram registradas por motivos diversos, como tumulto e perturbação da ordem pública.
Em sua declaração, o presidente do TRE-RJ destacou a atuação das equipes de fiscalização e segurança na contenção das irregularidades. “É fundamental que o eleitor exerça seu direito de voto em um ambiente de ordem e respeito. Não vamos tolerar práticas que possam interferir no processo democrático”, afirmou.
Apesar das substituições de urnas e das ocorrências registradas, o TRE-RJ informou que o clima nos locais de votação permaneceu tranquilo ao longo do dia. A apuração dos votos começará imediatamente após o encerramento do pleito, e a expectativa é de que os resultados sejam divulgados ainda esta noite.
ConectaNF Seu mais novo portal regional