O Paraesporte/Enel, maior projeto sócio-esportivo do país voltado para pessoas com deficiência, retornam as suas atividades esportivas no próximo dia 6 de fevereiro. As aulas gratuitas acontecem na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) onde foi firmada uma parceria entre a instituição de ensino e a Associação Paraesporte, explicou o presidente fundador, o ex-atleta da seleção brasileira de natação, Raphael Thuin.
São oferecidas atividades esportivas gratuitamente nas modalidades de dança, futsal, handebol, atletismo, hidroginástica, basquete, vôlei, iniciação desportiva, badminton, bocha, natação, além do serviço de equoterapia. As aulas acontecem pela manhã e à tarde, de terça a sexta-feira, na UENF.
De acordo com o coordenador do Paraesporte, Fábio Coboski, as famílias interessadas devem procurar a sala da administração do Paraesporte, que funciona no prédio da Reitoria da UENF, para fazer a matrícula de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 16h30. É necessário apresentar no ato da inscrição comprovante de residência, atestado e laudo médico, além da carteira de identidade ou certidão de nascimento do aluno e duas fotos 3x 4. Também é solicitado cópia do documento pessoal do responsável. Os interessados podem tirar dúvidas através do telefone (22)996128633. Por fim, ele destaca que o projeto retorna com vagas em praticamente todas as modalidades, tendo cadastro de reserva apenas para natação e equoterapia.
O Paraesporte foi criado há 13 anos e ao longo desse período vem promovendo a inclusão e o desenvolvimento dos seus beneficiários, tendo como principal ferramenta o esporte. Durante o ano, eles são incentivados a participarem de competições locais, estaduais, nacionais e até internacionais, de acordo com as suas habilidades.