quinta-feira , 8 maio 2025

Ferreira Machado registra recorde de atendimentos e internações

O Hospital Ferreira Machado (HFM), referência em emergência e trauma em Campos e região, tem registrado um dos maiores volumes de atendimentos e internações dos últimos meses. De acordo com dados da unidade, somente entre os dias 1º e 30 de abril, foram contabilizadas 538 internações de urgência e emergência. Desse total, aproximadamente 150 foram motivadas por traumas, a maioria absoluta decorrente de acidentes de trânsito, com destaque para os acidentes motociclísticos.

O aumento expressivo no fluxo de entrada de pacientes, especialmente nos últimos dias, está diretamente ligado à alta incidência de acidentes com motocicletas. “Tivemos dias em que o número de atendimentos a vítimas de acidentes de moto praticamente dobrou, passando de uma média de 10 para 20 pacientes diários. Isso sobrecarrega a estrutura hospitalar e exige ainda mais da nossa equipe”, explica o superintendente do HFM, Guilherme Ribeiro.

Ele destaca que, por ser um hospital de portas abertas e referência em Emergência Vermelha, o HFM acolhe todos os casos de alta complexidade, como traumas graves, fraturas, ferimentos por arma branca ou de fogo, queimaduras extensas, entre outros. “Recebemos pacientes em situação crítica e, muitas vezes, o fluxo de saída, ou seja, as altas não acompanham o ritmo de entrada. Isso provoca um acúmulo de casos internados e pressiona ainda mais os nossos leitos”, ressalta Guilherme.

Apesar da alta demanda, o hospital segue atuando com eficiência. “Seguimos rigorosamente o protocolo de Classificação de Risco, que organiza os atendimentos por cores, priorizando os casos mais graves. Nossa equipe tem sido incansável, mantendo o compromisso com a qualidade e a agilidade na assistência aos pacientes”, completa o superintendente.

Assistência

Para dar conta da crescente demanda, o HFM está passando por obras de ampliação. A proposta é adequar a estrutura física e assistencial à realidade atual, garantindo mais conforto e segurança aos pacientes e profissionais.

A direção do hospital também faz um apelo à população para que procure as UPHs, UBSs e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nos casos de menor complexidade, como febre baixa, dores leves, resfriados, enjoo e pequenos cortes. Isso ajuda a preservar o atendimento especializado do HFM para os quadros mais graves.

A importância da assistência prestada no HFM também é reconhecida por quem está internado. O paciente Gabriel Neto, que passou por uma cirurgia de emergência na perna, elogiou a condução do tratamento. “Fiz a cirurgia assim que cheguei, precisei de um enxerto e desde então estou sendo muito bem tratado. Os medicamentos estão certos, os profissionais são atenciosos. Tratamento vip”, contou.

A mãe de Gabriel, que o acompanha durante a internação, também expressou gratidão pela equipe médica e de enfermagem. Para ela, o filho está em boas mãos e em breve estará recuperado.