O Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural teve início nesta terça-feira (11), na quadra do Centro de Ciências do Homem (CCH) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Somente no turno da manhã, mais de 230 trabalhadores e trabalhadoras rurais já passaram pelo local em busca dos serviços e orientações oferecidos por diversos órgãos parceiros.
A abertura contou com a presença de representantes da Prefeitura de Campos, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Uenf, marcando o início de três dias dedicados à cidadania e ao fortalecimento das políticas públicas voltadas ao campo.
O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural, Almy Junior, destacou a importância da iniciativa e o empenho das equipes envolvidas:
“Hoje é um dia muito feliz para todos nós, porque sabemos o tamanho do desafio que temos na agricultura da nossa região. Esse mutirão é resultado de uma parceria que fomos buscar junto ao INCRA e ao MDA, para oferecer aqui em Campos serviços essenciais aos nossos assentados, assentadas e comunidades quilombolas. Agradeço a disponibilidade das instituições, à Secretaria de Assistência Social e Cidadania e pelo trabalho de toda a equipe da Secretaria de Agricultura, que mobilizou uma verdadeira força-tarefa para a realização dessa ação. Estaremos aqui até quinta-feira e contamos com a presença de todos”, afirmou o secretário.
Entre os serviços oferecidos, o destaque vem sendo o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), documento considerado a “identidade” do trabalhador rural, essencial para o acesso a políticas públicas e programas como o PAA e o PNAE.
O atendimento realizado pela Emater-Rio está entre os mais procurados, ao lado dos serviços do INCRA, que também têm atraído grande número de produtores e produtoras rurais em busca de regularização e atualização cadastral. “O CAF garante que o produtor esteja formalizado e possa acessar crédito, programas e oportunidades que fortalecem sua produção no campo”, destacou Almy Junior.
A ação é uma parceria entre Incra, MDA, Uenf e Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural, com apoio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e participação de órgãos como Detran-RJ, INSS, Receita Federal, Banco do Brasil, Emater-Rio, Fiperj, Sine, Fundação Leão XIII e Defensoria Pública.
O mutirão segue até quinta-feira (13), das 9h às 16h, com uma programação que inclui emissão de documentos, orientações previdenciárias, atendimentos sociais e serviços de cidadania voltados especialmente às mulheres do campo.
ConectaNF Seu mais novo portal regional