A política em Campos segue apresentando capítulos efervescentes e mesmo em clima de pacificação, muitos temas prometem esquentar, mesmo não se tratando de ano eleitoral. O vereador Cabo Alonsimar (Podemos) que faz parte da base governista, faz uma avaliação do momento, garantindo sua posição firme na luta pelo Servidores Públicos, o que lhe credenciou para seu segundo mandato, além de temas como a defesa pela CPI da Águas do Paraíba. Avalia como extremamente positiva a administração do prefeito Wladimir Garotinho e aposta em avanços com a ‘paz’ proposta pelos grupos políticos do município.
ConectaNF: O ano se iniciou com a posse da nova Mesa Diretora em clima de paz, conciliação e em especial de harmonia com o Executivo. No seu entender essa pacificação se dará de fato? De que forma?
Cabo Alonsimar: Entendo que a harmonia entre os Poderes é saudável e traz benefícios a população. Se o governo, que faço parte da base, envia projetos favoráveis aos avanços do município, a Câmara vai votar sem problema. A pacificação é possível porque todos tem o objetivo de melhorar a vida do cidadão. Temos um prefeito que é conciliador e consegue trazer com seu bom diálogo, para seu grupo quem pensa da mesma forma. Mesmo perdendo a Mesa Diretora para a oposição (na Câmara) teve a capacidade de seguir com paz e governabilidade.
ConectaNF: Nos dois primeiros anos desta Legislatura o que se viu foram embates entre os grupos políticos, e, o consequente impedimento de avanços. O que ficou de aprendizado? Quais erros que não devem se repetir?
Cabo Alonsimar: Os embates se deram como prova de medição de força e foi um aprendizado para todos entenderem que a briga não traz benefícios, mas isso também demonstra a força do Governo hoje, porque mesmo assim vemos que o Prefeito está muito bem. Tem conseguido mesmo com tantas dificuldades, resolver grandes problemas herdados do governo passado como salários atrasados, obras inacabadas e dívidas em todos os cantos. Com a excelente administração, Wladimir conseguiu sanar problemas passados e agora implementa sua administração com o reconhecimento da população. Com os erros aprendemos para acertar e não cometer mais. Como disse, Wladimir é conciliador e traz para perto quem quer o bem da cidade.
ConectaNF: Quais destaques a fazer desses dois primeiros anos onde o vereador Fábio Ribeiro presidiu a Casa, depois de ser eleito com os votos de 24 dos 25 vereadores, e deixar a presidência com muito desgaste?
Cabo Alonsimar: Sobre o primeiro ano, em 2021 fui cumprir uma missão que o Prefeito me deu de ser o Secretário de Segurança Pública, onde deixamos uma série de avanços e realizações, organizando a pasta. Retornei à Câmara no final de janeiro de 2022. Fui pego de surpresa quando soube da antecipação da eleição da mesa. Acho que houve precipitação e deu no que deu perdendo uma votação que já se mostrava apertada. Ainda teve aquela questão do voto de Nildo Cardoso que não foi validado, os pedidos de cassação depois, um mal estar muito grande. Sou contra cassação de vereador, mas faço parte do grupo político e sigo orientação. Em 2022, ano eleitoral em que fui candidato a deputado federal atuei muito na rua também. Mas entendo que Fábio Ribeiro, por ser muito leal ao grupo e ao prefeito ficou com o desgaste de todos esses ocorridos, havendo o entendimento dele hoje estar na Secretaria de Obras, desenvolvendo um excelente papel pelo homem público que é.
ConectaNF: As contas da ex-prefeita Rosinha Garotinho de 2016, serão apreciadas nesta quarta-feira, e como se esperava criou uma enormidade de embates. Qual seu parecer, caso possa adiantar, e qual sinalização a Câmara apresenta ao colocar tema que expõe ao extremo o grupo político do prefeito Wladimir Garotinho?
Cabo Alonsimar: Votei pela aprovação das contas de Rosinha em 2017, quando foram apresentadas e vou continuar votando dessa forma. Wladimir está certo em querer essa votação logo, porque assim mostra quem é fiel político e quem não é, é a chamada prova dos nove. Continuo votando igual por entender que está sendo feito justiça pela gestora que ela foi no exercício de seu mandato aqui em Campos.
ConectaNF: Qual avaliação faz de sua participação nas Comissões e quais propostas pretende apresentar e defender?
Cabo Alonsimar: A principal Comissão que faço parte é do Trabalhador. Continuo o mesmo Cabo Alonsimar da Legislatura passada, mesmo hoje na base do governo, minha postura sempre vai ser de caçar os cabruncos e lamparões que continuam atrapalhando o Servidor Público e os trabalhadores. Minha atuação é totalmente voltada e focada no bem do servidor público, como tem sido ao longo de todos esses anos. Isso é inegociável. Estamos em março e já tivemos várias reuniões esse ano na Secretaria de Administração tratando dos servidores. Sempre recebo comissões de servidores e trabalhadores tentando resolver e intermediar as questões que nos são apresentadas, sendo o elo entre o Legislativo e o Executivo. Esse ano destaco o vale refeição que seria para um grupo e com valor menor. Formamos um grupo de vereadores, estendemos para um maior grupo e maior valor. Teve ainda a bonificação aos aposentados, onde por nosso gabinete provocamos o TCE para apresentar um parecer, de forma que pudesse incluir os aposentados no bônus da Prefeitura, mas houve uma rejeição por serem duas folhas distintas, e a PrevCampos ter seu orçamento próprio.
ConectaNF: Com as comissões formadas para o novo biênio ficou notória a força do grupo que tem o irmão do presidente Marquinho Bacellar, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar como líder. Esse grupo com a maioria passa autonomia para colocar em discussão os temas que o grupo defende, um exemplo é a CPI da Águas dos Paraíba, que ao longo de legislaturas sempre foi apontada como urgente, mas nunca havia acontecido. Essa é mais uma demonstração de que teremos em prática projetos ainda mais polêmicos?
Cabo Alonsimar: Águas do Paraíba é um problema recorrente e tenho feito meu trabalho desde que pisei na Câmara. Agora, na audiência pública que nos revelou muitas coisas, eles disseram mais uma vez que o canal está limpo. Estou aguardando até hoje os diretores da Águas do Paraíba colocarem o calção e darmos um mergulho no canal como propus. O relatório apresentado e aprovado na Câmara mostra uma série de irregularidades ao longo desses muitos anos de concessão. Contrato prejudicial a população. Mais de 50% de lucro e a população passando dificuldades, estive na empresa para cobrar. Tenho ido às comunidades com o nosso gabinete itinerante e apresentado as reclamações de locais onde a água não chega, e, nesses casos temos conquistado vitórias, e não se limita ao interior. Agora vem a CPI e que possamos dar uma resposta com ação administrativa, e não política.Sobre a formação das comissões, estas foram seguindo o poder que tem a Mesa Diretora, mas nós seguimos trabalhando e assim vamos permanecer, em harmonia quando possível, mas cobrando o que for de direito.
ConectaNF: O que esperar dessa Legislatura sob a presidência de Marquninho Bacellar?
Cabo Alonsimar: Sinceramente espero que seja de fato pautada na transparência, celeridade e nos interesses da população de Campos, fazendo isso, com os projetos andando sem a política a frente dos interesses, vai ser uma administração que esperamos ser de sucesso.
ConectaNF: Foi uma surpresa a mudança da maioria que tinha a oposição e passou ao governo, com a chegada dos vereadores Nildo Cardoso e Abdu Neme? O que muda de fato a seu ver, essa nova composição?
Cabo Alonsimar: Não vejo como surpresa. Nildo Cardoso e Abdu neme sempre colocaram a população acima dos interesses políticos. Como o prefeito tem feito uma administração pró população facilitou o caminho. Ficou mais fácil para ambos fazerem parte do governo e implementarem em conjunto projetos que têm suas digitais, como no caso do SOS Coração, projeto da saúde em harmonia com doutor Abdu e o Ceasa, com Nildo Cardoso, além de diversas outras contribuições que podem dar. São conciliadores também. O governo tem se aproximado cada vez mais daqueles que pensam no desenvolvimento e construindo tudo isso com harmonia.
ConectaNF: Visando às eleições de 2024, como imagina a disputa para o Executivo? As pesquisas ainda não se iniciaram oficialmente, mas o atual prefeito Wladimir Garotinho disputará a reeleição. Qual avaliação faz de seu governo? Quais nomes mais avalia, que deverão entrar na disputa e em que condição?
Cabo Alonsimar: Sobre 2024 não vejo ninguém fazendo frente a Wladimir. Ele tem uma aprovação grande na rua o tempo todo, conversa com a população, apaziguou as guerras políticas e é a nova liderança política do município com muita habilidade. O russo, como o chamo respeitosamente, está muito bem e em ascensão. A oposição hoje é representada por quem para uma disputa no Executivo? Qual nome? Ainda não vejo, mas é lógico que todos tem seu tamanho e merece ser respeitado. Só não dá para ser candidato quem nem mora na cidade e na hora da eleição resolve aparecer. Não vejo ninguém a altura nesse momento, para a disputa para o executivo em 2024. Já na Câmara, os que pretendem disputar a reeleição vão poder mostrar os serviços prestados, estão à prova. Os que postularem seus nomes que não estão no cargo terão também que apresentar suas propostas em momento em que temos visto que cada eleição é um capítulo diferente. O importante é que possamos seguir crescendo e a cidade avançando como tem sido nesses pouco mais de dois anos.